Primeiro título do melhor Santos da história foi a Taça Brasil
O Santos de Pelé é um dos melhores times a já ter jogado em solo brasileiro, e provavelmente, um dos melhores a ter jogado em todo o mundo. Além do Rei, o Peixe tinha nomes como Zito, Pepe, Coutinho, Dorval e Gylmar. Foram 25 títulos em 18 anos – mas qual foi a primeira grande conquista da “Era Pelé”?
Estamos falando da Taça Brasil de 1961. Apesar de ter vencido os Campeonatos Paulistas de 58 e 60 e o Torneio Rio-São Paulo de 59, foi o título da terceira edição da Taça Brasil, que futuramente seria considerado como Campeonato Brasileiro, que foi o estopim do sucesso do Santos na década de 60.
O torneio contou com a participação de dezoito equipes (dezessete campeões estaduais e o campeão da edição anterior), sendo que os campeões dos estados de São Paulo e de Pernambuco já entravam na fase final.
Desta forma, o Santos, campeão paulista na época, entrou na competição já nas semifinais, onde enfrentou o América-RJ. O Peixe venceu a primeira partida por 6 a 2, e no jogo de volta, perdeu por 1 a 0. O massacre no confronto de ida foi o suficiente para levar o Alvinegro Praiano para a final contra o Bahia.
A primeira partida da finalíssima aconteceu no dia 22 de dezembro, no Estádio Fonte Nova, em Salvador. As duas equipes ficaram no empate – Marito marcou o gol do Tricolor de Aço e Coutinho anotou o tento santista.
Na partida de volta, cinco dias depois, foi a vez do Peixe jogar em casa, na Vila Belmiro. E o que aconteceu foi um verdadeiro show dos mandates: Vitória por 5 a 1, com três gols de Pelé e dois de Coutinho. Florisvaldo anotou o gol de honra do Bahia.
Foi nesta final que o Brasil viu a magia do Santos de Pelé. A dominância contra o forte time do Bahia era uma pista do que estava por vir. Apenas um ano depois, o Peixe vencia sua primeira Libertadores e seu primeiro título Mundial.